O ano de 2012 tem algumas "promessas" de concursos e outros previstos. O edital para o INSS, por exemplo, deve sair em 23 de dezembro, segundo o ministro da Previdência Social. Mas, tratando-se de concursos públicos, previsão é assunto perigoso, porque há diversos fatores que podem interferir no andamento até a publicação do edital. Por isso, o mais interessante não é estudar para um concurso específico, mas para uma área. Desta forma, o candidato pode se preparar para diversas oportunidades que surgirem, dependendo apenas de alguns ajustes e/ou acréscimos quando o edital for publicado.
ESTES SÃO OS CONCURSOS MAIS ESPERADOS EM 2012 |
Além do INSS, há diversos outros concursos aguardados, que podem sair em 2012. Alguns, até mesmo nos últimos meses de 2011. Isso porque há expectativas e necessidades na administração pública que precisarão ser atendidas, mais cedo ou mais tarde. Vale lembrar que os grandes eventos internacionais esperados para os próximos anos exigirão que o país esteja preparado para atuar com eficiência, principalmente nas áreas de segurança, e licenciamento, controle e fiscalização de obras públicas, para citar algumas.
Concursos para Caixa, Petrobras e INSS são esperados para 2012 (Foto: Divulgação)
Vale destacar a importância de acompanhar o andamento de etapas que ocorrem antes da publicação do edital, o que ajuda a compreender se os rumores sobre algum concurso são ou não fundamentados.
saiba mais
Para abrir um concurso, em primeiro lugar, o órgão precisa solicitar autorização para o preenchimento das vagas. Em seguida, o Ministério do Planejamento (para concursos federais; ou órgão correspondente, para concursos estaduais ou municipais) autoriza as vagas e isso pode acontecer em quantidade menor do que a solicitada.
A partir daí, é escolhida (normalmente por licitação) a instituição que realizará o concurso e será responsável pelas provas. Depois disso, o edital é elaborado e publicado. Tudo isso pode sofrer atrasos por questões burocráticas ou políticas, como foi a determinação da suspensão dos concursos do executivo federal ocorrida em 2011.
FONTE:G1/CONCURSOS E EMPREGOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário